A Neociência é o conhecimento ou sistema de conhecimentos cuja origem é relativamente recente, ou prevista para o futuro, que propõe ou apresenta algum tipo de inovação em termos de metodologia, paradigma de pesquisa ou objeto de estudo. Também poderia ser chamada de Nova Ciência e opõe-se à Ciência convencional, abraçando e tolerando novas hipóteses.
Edgar Morin, de pseudônimo Edgar Nahoum, é um dos principais expoentes a debater sobre a constituição de uma ciência nova, com abordagens capazes de transformar a metodologia científica convencional. Morin nasceu em 8 de Julho 1921, em Paris e é antropólogo, sociólogo e filósofo de origem sefardita.
Podemos abordar o tema por dois pontos de vista opostos que são: o da baixa neociência, que representa a tentativa de parecer ciência, própria de movimentos pseudocientíficos, causadora de repulsa no meio acadêmico tradicional. Por exemplo, a numerologia; E a alta neociência, que representa o movimento de avanço e revolução científica com ruptura de paradigmas, própria de movimentos ultracientíficos, causadora de medo e insegurança no meio acadêmico tradicional. A conscienciologia, por exemplo.
Postado em
3 de dez. de 2010
às 15:34
sob as tags
Edgar Morin,
neociência,
Nova Ciência
|
Você pode acompanhar qualquer resposta à esta postagem pelo
Feed